quarta-feira, 20 de maio de 2020

Havera inteligencia na Terra?




Ontem vi um filme sobre um astronomo obcecado com a possibilidade de existencia de vida noutro planeta com algum grau civilizacional.

Primeiro consideram planetas a distancia ideal de uma estrela para a existencia de vida. Depois trata-se de encontrar qualquer forma de comunicacao ou vestigio de intervencao inteligente, isto e, intencional e nao um acaso.

A minha obsessao, se assim lhe posso chamar, e encontrar uma prova da existencia de inteligencia na Terra.

Considerando a inteligencia como capacidade de adaptacao e evolucao natural para formas de interaccao saudaveis e equilibradas da comunidade.

O equilibrio e uma constante vital, uma condicao basica da vida.

O que vemos no nosso planeta e o desequilibrio e o caminho para a extincao. A incapacidade de adaptacao e, consequentemente, de evolucao.

E provavel que os Vedas tenham razao e a humanidade nao esteja a evoluir mas em decadencia.
Que ja tenham existido uma ou varias civilizacoes inteligentes, so que nao vemos vestigios.

Que vestigios nos deixaria uma civilizacao inteligente?
Que tivesse capacidade de adaptacao e de utilizacao dos recursos sem os destruir? Que interagisse com a terra, os seus rios, o mar, sem os poluir?
Essa e a questao, nao deixaria vestigios, pegadas, lixo.
Nao destruiria recursos vitais para o futuro das comunidades.
Nao destruiria vida por ignorancia, ganancia ou recreacao.

Como tera desaparecido? 
Provavelmente por uma qualquer invasao belica de formas humanas menos inteligentes. 
Basta lembrar Alexandria para imaginar uma identica invasao numa escala infinitamente diversa: uma civilizacao ainda mais evoluida invadida por fanaticos de mentes limitadas ou de belicismo da conquista.

Uma civilizacao evolui da materia para o imaterial. Os seus vestigios sao quase imperceptiveis, a alteracao seria sempre benigna e para melhorar equilibrios naturais.
As suas comunidades comunicariam atraves de uma linguagem que nao nos e acessivel. As vezes imagino sons de passaros, de baleias, golfinhos, formas de comunicacao mais evoluidas do que a nossa. Um radar, campos magneticos, linhas que se cruzam sem postes ou cabos terrestres.

Nao estamos preparados para perceber ou identificar civilizacoes inteligentes.
Somos criaturas de mentes limitadas e manipulaveis. Facilmente entretidos com materiais toxicos e destrutivos, tralha, lixo.
Destruimos tudo em que tocamos, pessoas, animais, arvores, rios, mar.
Desequilibramos as condicoes basicas da vida.
Caminhamos como carneiros doceis para o matadouro que pertence a um pequeno grupo de fanaticos viciosos e doentes mentais.
E esta a nossa realidade actual e nem capacidade temos para a ver e muito menos para evitar o mesmo destino para as futuras geracoes.




Sem comentários:

Enviar um comentário