terça-feira, 1 de janeiro de 2019

2019, dia 1




Volto a este lugar, A Vida na Terra, passados 7 meses.
E volto ao meu ritual de inicio de um Novo Ano: fazer no primeiro dia o que quero fazer ao longo do ano. O primeiro dia da o sinal de como quero viver o ano todo, em termos de horario, das prioridades, das actividades.

Este ano, 2019, tornou-se um ano decisivo no meu percurso por diversas razoes, o que implica decisoes e escolhas fundamentais. 
Sera como voltar a ser quem fui e quem estava naturalmente orientada para ser, pela minha natureza.
Melhor dito, 2018 foi o ano em que fui pegar em mim, lá muito atras, com as memorias de quem sou praticamente intactas, e transportar-me directamente para o tempo actual.

Ao longo do nosso percurso somos influenciados inevitavelmente por pessoas proximas, e com muito mais intensidade quando as admiramos pela sua beleza, inteligencia e capacidade de representacao. 
Somos entao confrontados com uma outra forma de ver e estar no mundo que nao tem a ver com a nossa natureza, mas nao temos coragem de nos afirmar. Alguns de nos escolhem o conformismo, seguem o caminho mais facil, e sao apoiados e valorizados. No meu caso, senti-me num "double bind": nao podia ser a pessoa simples, afectiva, comunicativa, confiante, mas tambem nao podia ser a pessoa conformista, bem sucedida, integrada, valorizada.

2019, pois, e o ano em que finalmente as minhas escolhas e decisoes sao as que importam e prevalecem, em que antecipo em vez de experimentar o conflito ou a vulnerabilidade.
Alias, aproveito para introduzir aqui a palavra-chave de 2019: antecipar.
Um verbo significa accao: estar atento, alerta, observador, ouvir mais do que falar, recolher a informacao util, e antecipar.
Antecipar para se defender, proteger a sua autonomia e capacidade de decidir e escolher. Nas areas fundamentais: saude, familia, amizade, actividade, economia, financas, qualidade de vida.

E como a nossa vida na Terra corre cada vez mais depressa e o tempo se tornou sincopado, e preciso desenvolver essas capacidades para nao se ser surpreendido por acontecimentos que nao podemos controlar. Ja nos bastam aqueles que nao podemos mesmo antecipar.

Um Ano Novo mais consciente de quem se e, mais confiante em si proprio, para melhor decidir, escolher e antecipar, e o que desejo a todos os que aqui passam na vida na Terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário