quinta-feira, 2 de julho de 2020

A ciencia, a tecnologia e a inovacao sao essenciais para a implementacao da economia Doughnuts



A economia Doughnuts baseia-se essencialmente na gestao inteligente dos recursos de forma a assegurar o seu acesso a uma populacao e a uma intervencao regenerativa nos ecosistemas.
E aqui que entra a ciencia, a tecnologia e a inovacao.

Teremos tambem de fazer um exercicio:
A- o que entendemos por economia? A nossa perspectiva limita-a a economia monetaria, ou e abrangente, como em Alvin Toffler, que considera a nao monetaria como igualmente essencial para a manutencao das comunidades?
Acha que seria possivel manter uma sociedade a funcionar sem a contribuicao do trabalho nao remunerado e do voluntariado, assim como do papel do consumidor na economia?

Outro exercicio:
B- o que entende por recursos? Os recursos naturais, os equipamentos sociais, a capacidade de financiamento, e os recursos humanos?
A economia Doughnuts implicara uma gestao inteligente, em constante adaptacao e melhoria, com a colaboracao activa de toda a populacao.
Todas as pessoas participam na economia, cada uma no seu papel, e em interaccao.

Como comecamos a perceber, a partir destes dois exercicios, a economia actual nao e inteligente e as pessoas, como comunidade, nao contam do mesmo modo. Dai os seus profundos desequilibrios, desvios e danos.



Sem comentários:

Enviar um comentário